De acordo com a matéria sobre os aspectos físicos africanos, responda:
1) Escolha um país do mapa acima e fale sobre a vegetação predominante de acordo com a imagem acima.
2) Existem dois desertos na África. Quais são e explique as suas origens e causas?
3) Fale sobre a hidrografia do continente africano.
1-A Etiópia pertence ao Hemisfério Meridional, visto que o país está localizado ao sul da linha do Equador; também integra o Hemisfério Oriental (a leste do meridiano de Greenwich). A maior parte do território nacional está situado acima de 2 mil metros de altitude, sendo que a capital, Adis-Abeba, localiza-se a 2.400 metros acima do nível do mar. O país sofre com secas periódicas e apresenta a mais alta temperatura média do planeta: 34 °C.
ResponderExcluirVegetação : A vegetação se constitui em bosques, matas, florestas tropicais, florestas-galeria e savanas. Entretanto 56,4% das terras abrigam campinas e pastagens.
Clima : Apesar de localizada em zona tropical, a Etiópia possui um clima entre o ameno e o frio. A temperatura média é de 13ºC em todo território. Na capital, Adis Abeba, em maio, o mês mais quente do ano, a média é de 17ºC. Nas regiões baixas e áridas são registrados até 30 C. As chuvas abundantes, que ultrapassam 1200 mm anuais acima dos 2000 m, concentram-se entre os meses de junho e outubro.
Hidrografia: A maioria dos planaltos da Etiópia têm uma inclinação que desce na direção noroeste, de modo que quase todos os rios fluam nesta direção ao rio Nilo, compreendendo cerca de 85% da água do país. Tais como o Rio Tekezé ao norte, o Abayno centro, e o Sobat ao sul, cerca de quatro quintos de todo o esgoto do país é descarregado nestas três artérias. O restante é levado pelo Awash, que corre no distrito de salinas lacustres ao longo da fronteira com Djibuti; pelo rio Shebelle eJubba, que fluem a sudeste através da Somália (embora o Shebelle não consiga chegar ao Oceano Índico; e pelo Omo, o principal distribuidor de águas da bacia endorreica do Lago Turkana.
Produção: A Etiópia é um dos países que mais cresce na África Sub-Saariana, mostrando um crescimento econômico notável nos últimos 5 anos. No entanto, os desafios permanecem, pois o país ainda é um dos menos desenvolvidos do mundo, classificado em 174º no ranking de 187 países do Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD de 2011. Com cerca de 30% da população vivendo abaixo da linha de pobreza, o país tem uma prevalência de pessoas subnutridas em 40% da população, o que significa que 34 milhões de etíopes sofrem em alguma medida com a insegurança alimentar. A Etiópia tem a segunda maior população na África e há a previsão de que passe a Nigéria, o país mais populoso, em 2030 com uma estimativa de que 83% de seus 84 milhões de habitantes vivam em áreas rurais, as mais atingidas pela pobreza.
2- O deserto do Saara esse dese O deserto do Saara esse deserto é rico em História e contém diversos fósseis de dinossauros e outros animais bem resquício de diversas civilizações no Saara moderno incerto afirmar vegetações exceto no Rio Nilo em poucos Oasis e em um em algumas montanhas dispersas
o deserto do Kalahari
o Kalahari é localizado no sul da África com 900.000 km quadrado O clima é kglalagadi que significa" a grande sede" o Kalahari possui reservas de carvão ,mineral ,cobre ,níquel e Urano e uma das maiores minas de diamante é localizado no nordeste do Kalahari rto é rico em História e contém diversos fósseis de dinossauros e outros animais bem resquício de diversas civilizações no Saara moderno incerto afirmar vegetações exceto no Rio Nilo.
o Kalahari é localizado no sul da África com 900.000 km quadrado O clima é kglalagadi que significa" a grande sede" o Kalahari possui reservas de carvão ,mineral ,cobre ,níquel e Urano e uma das maiores minas de diamante é localizado no nordeste do Kalahari
3- Hidrografia
O continente africano possui poucos rios, principalmente nas áreas que correspondem ao deserto. Os que são encontrados localizam-se nas regiões tropicais e equatoriais e são muito extensos e volumosos; alguns chegam a atravessar o deserto. O principal rio da hidrografia africana é o Nilo, que possui uma grande importância história e também é o segundo maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Amazonas. Além do Nilo, existem também o Congo, o Zambeze e o Niger.
Lìbia
ResponderExcluir1) O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgãnica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras
A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores
A fauna é bastante rica, insetos que se alimentam de madeira , esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação a baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram enquanto outros animais hibernam .
2) Saara : A origem desse deserto é explicada pelo fato de que ao longo do trópico de Câncer, que corta o Saara, existe uma zona de permanente alta pressão atmosférica. Esse fato da origem à dispersão de ventos, em vez de atraí-los.
É o segundo maior deserto do mundo (perdendo apenas para a Antártica), localizado no Norte da África, é considerado apenas um pouco menor que a Europa. As temperaturas diurnas do Saara chegam a atingir 80ºC na cobertura de areia exposta ao sol. Em compensação, no inverno ocorrem geadas durante a madrugada, e a água acumulada chega a congelar as áreas montanhosas. As fronteiras do Saara são: o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Niger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana . Em grande parte, o Saara é um enorme depósito de areia e pedras, cujo o subsolo é rico em ferro, petróleo, gás natural e fosfato, fósseis de dinossauros foram também encontrados.
Namibe : O Deserto do Namibe é um vasto deserto que vai da costa sul da Namíbia até a costa sudoeste de Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça de África.
O nome namib tem a sua origem numa das línguas san locais, o khoekhoegowab, e significa "lugar vasto", o que faz jus à realidade, já que de facto ocupa uma área de cerca de 80 900 km², estendendo-se por 1.600 km ao longo do litoral atlântico do sul de Angola até o sul da Namíbia. Já na sua largura leste oeste, o deserto varia de 50 a 180 km.
3) O rio Nilo, com 6700m, é o mais extenso do planeta. Ele nasce no planalto dos grandes lagos, nos lagos Vitória e Alberto, e após atravessar áreas desérticas do Saara desemboca no mar mediterrâneo, sob a forma de um grande delta.
A maioria dos rios africanos nasce próximo aos oceanos, mas em lugar de se dirigir diretamente a eles, corre em direção oposta, até o interior do continente e só chega ao mar depois de fazer alguns contornos bastante externos e curiosos.
O rio Níger, que nasce no maciço do Fouta Galon, próximo ao Atlântico, possui 4200km e faz um percurso curioso: Para não desaparecer na região semi-árida que contorna o Saara, ele descreve uma grande curva (Meandro), para desaguar posteriormente no litoral setentrional do golfo do Guiné no Atlântico.
Na parte meridonal do continente destacam-se o rio Zambeze, no qual se localiza a cachoeira de Vitória (120m de altura), e paralelamente a ele o rio Límpopo. Nas áreas desérticas e semi-áridas encontramos alguns cursos d'água que formam po ocasião das chuvas e são. Conhecidos pelo nome de Verds.
Completando o quadro hidrográfico da África nele se encontram-se inúmeros lagos de origem superfície e profunddidade mais diversas, como o lago vitória, o maior deles (68.100km) e a uma altitude de 1134m, a Tanganica, o Niassa e o Jchad.
Alunas : kamilly , Lìvia , Emily R. 8III
ExcluirGrupo: José Renato, Patrick, Sabrina G.
ResponderExcluir1:República Democrática do Congo: Situado na parte central da África GEOGRAFIA
Floresta do Congo A Floresta do Congo é uma floresta tropical e equatorial que está situada no continente africano. É considerada uma das mais antigas do mundo e a segunda maior floresta tropical do mundo, depois da Floresta Amazônica. Ela apresenta uma área total de aproximadamente 1.800.000 km² e abriga uma vasta biodiversidade.Ela se estende desde o Golfo da Guiné até as montanhas Albertine Rift, na parte mais continental. A maior parte da floresta encontra-se na República Democrática do Congo.O clima predominante na Floresta do Congo é o clima tropical, posto que está localizada próximo da linha do Equador. Formada por uma floresta densa, as temperaturas são bem elevadas.O Relevo encontrado na Floresta do Congo é bem heterogêneo, apresentado áreas de planícies e planaltos, com uma área acidentada e com presença de montanhas.A Bacia do rio Congo é a mais importante bacia hidrográfica da região que engloba o rio Congo (o segundo maior e mais importante da África) e seus diversos afluentes dos quais se destacam: rio Cassai, rio Lomami, rio Lowa, rio Oubangui, e rio Ubangui. A Flora presente é muito vasta, abrigando cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais se destacam as árvores de grande porte, tal qual as palmeiras, o cedro vermelho, o mogno e o carvalho.
2: Deserto do Saara, e o Deserto da Namíbia. O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido, ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação, deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação. A causa dessa desertificação e a ação humana de desmatamento.
3: A África possui alguns rios importantes e caudalosos, mas sua hidrografia não pode ser considerada equilibrada. Seus rios são mal distribuídos por conta da presença de diversas áreas de clima desértico, o que agrava a situação de seca e escassez de água em várias localidades do continente.O Rio Nilo nasce na região equatorial próxima da floresta Nyungwe,com cerca de 6.700 km, em Ruanda. Por desaguar no Mar Mediterrâneo, formando um imenso delta, ele foi historicamente aproveitado para a irrigação e a agricultura. Além do Nilo existem outros rio na África.
ExcluirAlunos: Adrian, Alexandre, Elyabe, Macilene.
Quem age com bondade faz bem a si mesmo e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Provérbios 11:17
(1)Egito tem uma extensão de 1.001.449 quilômetros quadrados. Tem fronteiras ao leste com Israel e o Mar Vermelho, ao sul com Sudão, ao oeste com Líbia e ao norte com o Mar Mediterrâneo. Egito é um país eminentemente desértico. O deserto de Líbia (por o oeste), que em realidade é o deserto do Sahara, se caracteriza pelas suas finas areias e imensas dunas. Em cambio, pelo leste, o deserto se mantém, mas com um aspecto totalmente diferente num terreno seco e desolado onde se erguem uma sucessão de rochas calcinadas pelo sol conhecidas como Cordilheira Arábiga ou Deserto Arábigo. Também a Península do Sinai, ao oeste do país entre os golfos de Suez e Aqaba, é muito árida. Nela encontra-se o Monte Sinai e o Monte Catarina, este último com 2.642 metros de altitude, sendo o mais alto do país.O clima do Egito é muito quente e úmido. As temperaturas oscilam entre os 48 e 50 graus centígrados em pleno deserto e entre os 26 e 27 graus na zona do Delta nos meses de verão. Na temporada de inverno as temperaturas se situam entre os 14 e 15 graus centígrados em todo o país. São habituais as tormentas de areia, muito perigosas, pois a escuridão que produzem é total, ademais de que a areia o cobre praticamente tudo fazendo o ar quase irrespirável. Não podemos esquecer o Canal de Suez que substitui ao istmo natural que unia, milhares de anos atrás, África com Saía. Sua construção se inicio em 1859 e dez anos depois se abriu à navegação. Tem 161 quilômetros de comprimento e entre 70 e 125 metros de largura.
ResponderExcluir(2)O deserto do Saara esse dese O deserto do Saara esse deserto é rico em História e contém diversos fósseis de dinossauros e outros animais bem resquício de diversas civilizações no Saara moderno incerto afirmar vegetações exceto no Rio Nilo em poucos Oasis e em um em algumas montanhas dispersas
o deserto do Kalahari
o Kalahari é localizado no sul da África com 900.000 km quadrado O clima é kglalagadi que significa" a grande sede" o Kalahari possui reservas de carvão ,mineral ,cobre ,níquel e Urano e uma das maiores minas de diamante é localizado no nordeste do Kalahari rto é rico em História e contém diversos fósseis de dinossauros e outros animais bem resquício de diversas civilizações no Saara moderno incerto afirmar vegetações exceto no Rio Nilo
(3)O continente africano possui poucos rios, principalmente nas áreas que correspondem ao deserto. Os que são encontrados localizam-se nas regiões tropicais e equatoriais e são muito extensos e volumosos; alguns chegam a atravessar o deserto. O principal rio da hidrografia africana é o Nilo, que possui uma grande importância história e também é o segundo maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Amazonas. Além do Nilo, existem também o Congo, o Zambeze e o Niger.
Quanto aos lagos, a África possui muitos extensos e profundos e em sua maioria situam-se ao leste do continente, como o Tanganica, Rodolfo, Niassa e Vitória.
Alunos;Danielly,Emille,Callinne,Guilherme