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Nesta primeira publicação, realizaremos uma atividade avaliativa sobre filmes sobre a matéria do bimestre.
Pesquise um filme sobre uma das três alternativas que apresente ao longo da história que mostrem cenas de:
* Sociedade e economia;
* Clima e vegetação; e
* Política.
diario de um motociclista
ResponderExcluirEsse filme é baseado em fatos reais e aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Os dois saíram da Argentina com o intuito de percorrer o subcontinente em uma motocicleta, pois pretendiam conhecer a América do Sul, da qual só tinham informações através de livros e revistas. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Mesmo assim, eles seguem viagem por meio de caronas e caminhadas.
Che Guevara era um jovem estudante de medicina, seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes. Torna-se relevante retratar tais aspectos, tamanha é a sua importância.
Através do filme é importante explorar o lado humano dos dois viajantes, no intuito de estimular essa virtude nos alunos. Esse fato é possível de ser trabalhado quando os viajantes chegam à colônia de San Pablo, no Peru, onde havia um leprosário. Tanto Che Guevara quanto Alberto Granado convivem com os doentes sem qualquer tipo de discriminação e orgulho. O filme também aborda as desigualdades socioeconômicas da população sul-americana, outro elemento a ser analisado pelos estudantes.
Após a exibição do filme realize um ciclo de debate, abordando os elementos físicos, sociais e econômicos da América do Sul, estabelecendo analogias com o filme e incentivando a participação dos estudantes. Outro recurso didático importante é o mapa da América do Sul, pois através dele os alunos poderão visualizar o trajeto percorrido por Che Guevara e Alberto Granado. Tal método facilitará a percepção e a localização dos países sul-americanos.
Diários de Motocicleta
ResponderExcluirDurante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes. Torna-se relevante retratar tais aspectos, tamanha é a sua importância.
Também aborda as desigualdades socioeconômicas da população sul-americana, outro elemento a ser analisado pelos estudantes.
Abordando os elementos físicos, sociais e econômicos da América do Sul, estabelecendo analogias com o filme e incentivando a participação dos estudantes.
A população nativa, a colonização, cultura, a composição étnica, os fatores econômicos, além dos aspectos físicos (relevo, hidrografia, vegetação).
Dança com lobos: O filme retrata a relação colonialista do branco sobre territórios indígenas da América do Norte no contexto da Guerra de Secessão.
ResponderExcluirO expansionismo dos Estados Unidos em direção ao Oeste deu-se através de negociações (compra de imensos territórios), de guerras, destacando-se a Guerra do México, que entre 1845 e 1848 incorporou cerca de 50% do território mexicano ao país, e do aniquilamento das tribos indígenas.
No norte, o capital acumulado durante o período colonial, criou condições favoráveis para o desenvolvimento industrial cuja mão-de-obra e mercado eram representados pelo trabalho assalariado. A abundância de energia hidráulica, as riquezas minerais e a facilidade dos transportes contribuíram muito para o progresso da região, que defendia uma política econômica protecionista. Já o sul, de clima seco e quente permaneceu estagnado com uma economia agro-exportadora de algodão e tabaco baseada no latifúndio escravista. Industrialmente dependente, o sul era ferrenho defensor do livre-cambismo, mais um contraponto com o norte protecionista.
Em 1860 a vitória nas eleições presidenciais do republicano Abraham Lincoln inicia um movimento no sul separatista, que decidiu pela criação dos "Estados Confederados da América". Iniciava-se assim em 1861 a Guerra de Secessão, também conhecida como "Guerra Civil dos Estados Unidos", que se estendeu até 1865 deixando um saldo de 600 mil mortos.
Enquanto o sul possuía apenas 1/3 dos 31 milhões de habitantes do país e somente uma fábrica de armamentos pesados, o norte já contava com um sólido parque industrial, uma vasta rede ferroviária e uma poderosa esquadra. Mesmo com esse contraste totalmente desfavorável, foi o sul que lançou a ofensiva, criando uma nova capital -- Richmond -- e elegendo para o governo Jefferson Davis, que a 12 de abril de 1861 atacou o forte de Sunter. Para fortalecer o modelo nortista, nesse mesmo Lincoln extinguiu a escravidão nos Estados rebeldes e prosseguiu incentivando o expansionismo, através da promulgação do Homestead Act, que fornecia gratuitamente 160 acres a todos aqueles que cultivassem a terra durante cinco anos.
A abolição efetiva da escravidão só ocorreu em 31 de janeiro de 1865. Após cerca de três meses, o general sulista Robert Lee oficializava o pedido de rendição ao general nortista Ulisses Grant. Alguns dias depois o presidente Abraham Lincoln era assassinado pelo fanático ator sulista John Wilkes Booth.
O FILME - DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
ResponderExcluirESTRATÉGIAS DE ENSINO
A viagem pela América do Sul
A abordagem do subcontinente sul-americano deve ser realizada de forma a despertar a consciência dos alunos quanto à identificação com o território, rompendo com as rivalidades entre os diferentes países. Analise a população nativa, a colonização, cultura, a composição étnica, os fatores econômicos, além dos aspectos físicos (relevo, hidrografia, vegetação).
Para que o conteúdo se torne mais atrativo é de fundamental importância a utilização de diferentes metodologias. Para tal, utilize recursos audiovisuais, pois eles constituem uma fonte de informação e cultura. O filme- Diários de Motocicleta (encontrado em DVD) auxiliará bastante durante as aulas sobre a América do Sul.
Esse filme é baseado em fatos reais e aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Os dois saíram da Argentina com o intuito de percorrer o subcontinente em uma motocicleta, pois pretendiam conhecer a América do Sul, da qual só tinham informações através de livros e revistas. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Mesmo assim, eles seguem viagem por meio de caronas e caminhadas.
Che Guevara era um jovem estudante de medicina, seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes. Torna-se relevante retratar tais aspectos, tamanha é a sua importância.
Através do filme é importante explorar o lado humano dos dois viajantes, no intuito de estimular essa virtude nos alunos. Esse fato é possível de ser trabalhado quando os viajantes chegam à colônia de San Pablo, no Peru, onde havia um leprosário. Tanto Che Guevara quanto Alberto Granado convivem com os doentes sem qualquer tipo de discriminação e orgulho. O filme também aborda as desigualdades socioeconômicas da população sul-americana, outro elemento a ser analisado pelos estudantes.
Após a exibição do filme realize um ciclo de debate, abordando os elementos físicos, sociais e econômicos da América do Sul, estabelecendo analogias com o filme e incentivando a participação dos estudantes. Outro recurso didático importante é o mapa da América do Sul, pois através dele os alunos poderão visualizar o trajeto percorrido por Che Guevara e Alberto Granado. Tal método facilitará a percepção e a localização dos países sul-americanos.
Alunos: Sabrina G., José, Patrick