África, um continente de riquezas, assobrado pela pobreza
Em texto sobre o continente, vocês deverão abordar aspectos sociais, econômicos e populacionais para atender a temática, portanto, neste contexto, deverão ser citados países e regiões para justificar o seu texto. ATENÇÃO...NÃO É COPIA, É UM TEXTO!
África, um continente de riquezas, assombrado pela pobreza.
A África mesmo sendo o maior continente da terra, ainda sim e o continente mais pobre do mundo, mesmo tendo tanto recursos naturais. Os países africanos são, em geral, pouco industrializados, e suas economias estão baseadas na exportação de produtos agrícolas, petróleo e minérios, disponíveis em extensas reservas ao redor do continente. No entanto, os níveis de produtividade agrícola ainda são baixos, e o extrativismo, realizado tanto por empresas estrangeiras como por estatais, está relacionado a diversos impactos sociais e ambientais e não tem ajudado a resolver desigualdades sociais no continente. Outro coisa que faz a situação econômica da África piorar é que a população dos países africanos crescem em ritmo acelerado e, ao passo que diminuem as áreas disponíveis para a prática de agricultura de subsistência, mais e mais africanos que vivem em áreas rurais migram para as cidades. A África também possui reservas consideráveis de minérios, gás natural e petróleo, sendo que muitos dos recursos naturais comercializados internacionalmente dependem da produção africana - 60% do ouro produzido no mundo vem da África, assim como 50% da platina e 60% do cobalto. No continente africano a vários recursos naturais como a agropecuária, mineração e o petróleo, mais não sabem aproveitar seus recursos e não tem dinheiro para explora - lo corretamente, por isso a África e um continente rico, assombrado pela pobreza.
África, um continente de riquezas, assobrado pela pobreza
A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. É um dos continentes de maior biodiversidade, fato proveniente da quantidade de calor que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais. No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas,além de uma infinidade de religiões. Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café. O continente africano é regionalizado e dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista, formada por religiões nativas. A África também possui reservas consideráveis de minérios, gás natural e petróleo, sendo que muitos dos recursos naturais comercializados internacionalmente dependem da produção africana - 60% do ouro produzido no mundo vem da África, assim como 50% da platina e 60% do cobalto. A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos. Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores. A colonização européia aumentou a demanda externa de determinados produtos agrícolas e minerais. Para atendê-la, construíram-se sistemas de comunicação, introduziram-se cultivos e tecnologia europeus e desenvolveu-se um sistema de economia de intercâmbio comercial, que continua coexistindo com a economia de subsistência. A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África. Porém, também já foram implantados notáveis centros industriais no Zimbábue, no Egito e na Argélia. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente.
Pesquise na internet, dados econômicos que comprovem a crise econômica que a América do sul atravessa desde os anos 80. Faça um breve histórico para três países.
Neste documentário sobre o livro "Por uma outra globalização", o Dr. Milton Santos fala sobre uma série de problemas sociais que acontecem no mundo atual, com base nele, responda as questões abaixo: 1) Que situações idênticas são demonstradas no filme que tanto Brasil quanto outros países da América do Sul passam? 2) Justifique o porquê destas situações. 3) Como é vista o processo de globalização por Milton Santos?
Nesta primeira publicação, realizaremos uma atividade avaliativa sobre filmes sobre a matéria do bimestre. Pesquise um filme sobre uma das três alternativas que apresente ao longo da história que mostrem cenas de: * Sociedade e economia; * Clima e vegetação; e * Política.
África, um continente de riquezas, assombrado pela pobreza.
ResponderExcluirA África mesmo sendo o maior continente da terra, ainda sim e o continente mais pobre do mundo, mesmo tendo tanto recursos naturais.
Os países africanos são, em geral, pouco industrializados, e suas economias estão baseadas na exportação de produtos agrícolas, petróleo e minérios, disponíveis em extensas reservas ao redor do continente.
No entanto, os níveis de produtividade agrícola ainda são baixos, e o extrativismo, realizado tanto por empresas estrangeiras como por estatais, está relacionado a diversos impactos sociais e ambientais e não tem ajudado a resolver desigualdades sociais no continente.
Outro coisa que faz a situação econômica da África piorar é que a população dos países africanos crescem em ritmo acelerado e, ao passo que diminuem as áreas disponíveis para a prática de agricultura de subsistência, mais e mais africanos que vivem em áreas rurais migram para as cidades.
A África também possui reservas consideráveis de minérios, gás natural e petróleo, sendo que muitos dos recursos naturais comercializados internacionalmente dependem da produção africana - 60% do ouro produzido no mundo vem da África, assim como 50% da platina e 60% do cobalto.
No continente africano a vários recursos naturais como a agropecuária, mineração e o petróleo, mais não sabem aproveitar seus recursos e não tem dinheiro para explora - lo corretamente, por isso a África e um continente rico, assombrado pela pobreza.
Grupo: José Renato, Sabrina G, Patrick.
África, um continente de riquezas, assobrado pela pobreza
ResponderExcluirA África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.
É um dos continentes de maior biodiversidade, fato proveniente da quantidade de calor que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais.
No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas,além de uma infinidade de religiões.
Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café.
O continente africano é regionalizado e dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista, formada por religiões nativas.
A África também possui reservas consideráveis de minérios, gás natural e petróleo, sendo que muitos dos recursos naturais comercializados internacionalmente dependem da produção africana - 60% do ouro produzido no mundo vem da África, assim como 50% da platina e 60% do cobalto.
A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos. Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores. A colonização européia aumentou a demanda externa de determinados produtos agrícolas e minerais. Para atendê-la, construíram-se sistemas de comunicação, introduziram-se cultivos e tecnologia europeus e desenvolveu-se um sistema de economia de intercâmbio comercial, que continua coexistindo com a economia de subsistência.
A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África. Porém, também já foram implantados notáveis centros industriais no Zimbábue, no Egito e na Argélia. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente.
ALUNOS: Guilherme, Emille, Danielly
ALUNOS: Guilherme, Danielly, Emille, Callinne
Excluir