O documentário é uma realidade do que ocorre em muitos locais da América do Sul, sobretudo na Amazônia e locais longínquos dos Andes.
Com base no que foi visto até então, responda aos seguintes questionamentos:
1) Cite os principais problemas que ocorrem na região mostrada no filme e quem são os atingidos por estes problemas.
2) Explique o modo como se desenvolvem estes problemas.
3) Utilize-se de passagens do filme para explicar a ação da justiça naquele local.
Nas Terras do Bem-Virá
ResponderExcluirO percurso histórico de um modelo de desenvolvimento criado nos anos 70, no auge da ditadura militar. A partir da ênfase em grandes projetos e estradas atravessando a Amazônia, ocorre uma aceleração do processo de migração. Como consequência surgem conflitos armados, devastação da floresta, casos de trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos, como o dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da missionária americana Dorothy Stang.
Distribuidor -
Esses problemas-se desenvolvem.
O presente estudo baseia-se na relação existente entre Direito Ambiental e Direito das Relações de Consumo, analisando a educação sustentável do consumidor e seus efeitos no mundo capitalista, objetivando expor o conceito de sustentabilidade e relação de consumo à luz de uma perspectiva pedagógico-educacional consumerista, delineando a questão do consumo exacerbado engendrado em um sistema capitalista, visando demonstrar os efeitos e conseqüências no meio ambiente. O consumo sustentável prega que o cidadão/consumidor também é responsável, e como tal, deve escolher produtos produzidos por empresas éticas, que cuidem do meio ambiente, com a finalidade de alcançar a sustentabilidade, bem como abandonar o individualismo e egocentrismo existente no atual contexto capitalista, refletindo sobre as consequências do seu ato de consumo para a coletividade. Assim, é importante o cidadão atual compreender que o desenvolvimento econômico e tecnológico é sim necessário, mas que ele pode ser adequado de maneira a não comprometer o meio ambiente e as gerações futuras, suprindo todas as necessidades do mundo atual
Grupo: José Renato, Sabrina, Patrick
1)O documentário “Nas Terras do Bem Virá” é um reflexo claro de uma das formas existentes no país de humilhação, exploração, subumanidade, pelas quais passam os menos favorecidos e do descaso do governo e dos grandes latifundiários com a preservação do meio ambiente. Isso se pode observar tanto na forma como os “poderosos” tratam os seus funcionários, subjugando-os às condições deploráveis de trabalho e de vida quanto na proteção dispensada ao que eles acham que é o seu patrimônio, tendo este como bem mais importante, até mesmo em comparação com a vida humana.
ResponderExcluir2)Tudo isso, causou muita instabilidade naquele lugar, gerando uma verdadeira guerra pela posse da terra. Cada um lutava da forma que podia para garantir o seu pedaço. Desta forma, novamente prevaleceu aquele que detêm o poder, subjugando os menos favorecidos, ou na pior das hipóteses, causando inúmeras mortes.
3)A polícia, por sua vez, ou a maioria das instituições públicas, subsiste de forma precária. O governo não a estrutura para que ela tenha condições reais de existência e atuação, apenas exige o cumprimento das determinações. Assim, essa instituição fica a mercê de suportes de fazendeiros, comerciantes, banqueiros, industriários, por exemplo, a Companhia Vale do Rio Doce, ou seja, fica tendenciosa aos interesses do grande capital. Desta forma, quando é preciso agir, ela decide parcialmente, tomando o problema social (diga-se: o problema dos grandes proprietários) como se seu fosse. Por isso, além de ser a máquina repressora do Estado, beneficia com suas ações aos detentores do poder em detrimento dos menos favorecidos. O episódio trágico do dia 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás deixa claro isso. Ali, segundo informações oficiais, 19 pessoas foram mortas numa operação desastrosa da corporação estatal de policiamento militar. Número este que para os acampados foi bem maior.
alunas: Lívia, Kamilly, Emily R.
serie: 8lll
1-La ocorre muito sofrimento nas famílias e principalmente no trabalho, os homens tem que largar suas famílias e ir atras de trabalho, quando conseguem trabalho, e um trabalho pesado e com um salario bem ruim, e muita exploração eles trabalham muito, e por serem muito honestos os fazendeiros aproveitam deles quando chega o dia do pagamento que eles vão receber de 300 a 500 reais os fazendeiros falam que eles esta devendo e eles sem estudo e muito honesto eles pagam e vão acumulando divida e assim eles são escravizados .
ResponderExcluir2-Por eles não terem estudo, não vem maldade nas coisas, a situação difícil e a situação financeira
3-No documentário, é exposto conflitos por terras na Amazônia e como os grandes latifundiários se aproveitam do descaso do Estado em fiscalizar a ocorrência do trabalho escravo e outras formas degradantes de exploração humana, bem como da impunidade e do auxílio estatal, direta ou indiretamente, em acobertar e defender com o seu aparato, utilizando-se até mesmo da polícia, os interesses dos mais favorecidos, não importando se estes estão agindo legalmente ou não. Quando acontece a punição, esta é tão inexpressiva que é preferível correr o risco de ser alcançado pelas normas, pois, o trabalho escravo e a exploração já deram mais lucros que o prejuízo proporcionado pela pena.
alunos;Danielly,Emille,Guilherme,Callinne
ResponderExcluir1: A escravidão nas fazendas e as devastações das florestas do amazonas é uns dos principais problemas do Estado.Esses problemas atingem em principal os peões que quando vão para as fazendas ,a família não tem mais noticias deles.
2: Os problemas só se desenvolvem por causa da pobreza das famílias fazendo que os peões procurem um serviço para sustenta-las.
3: Algumas cenas do filme mostra a atividade da justiça nestes locais , como na cena entre os 30 minutos em que o advogado defende um peão que busca pelos seus direitos.
alunos: Adrian, Alexandre, Elyabe e Marcilene
Excluir1-Os motivos que levam as pessoas a sair de seu local de origem e ir para outros destinos podem ser muitos, mas a esperança de uma vida melhor e a confiança no futuro, são o foco central desses movimentos. Ainda que a migração não seja um fenômeno novo na história brasileira, em um cenário de pobreza e miséria, de falta de oportunidade social, ou por motivos climáticos, agrários, de crédito e outros motivos, sempre objeto de estudo da demografia e da ciência social, fazem com que pessoas exerçam o direito de migrar.2-O Brasil viveu na década de 70, no período ditatorial, tendo como presidente o General Emílio Garrastazu Médici, uma grande efervescência econômica, pelo menos teoricamente. Dentre outros aspectos, houve um grande investimento no Norte com a interminável construção da Rodovia Transamazônica e grande incentivo para os nordestinos saírem da sua região para aquele destino. Contudo, não houve uma preocupação estatal em organizar essa saída nem a recepção, orientação e suporte às pessoas menos esclarecidas e favorecidas que chegavam à desconhecida região. Por outro lado, o governo incentivou e patrocinou a vinda de grandes agropecuários, vários empresários, grandes latifundiários, comerciantes provenientes de várias partes do Brasil para proporcionar o desenvolvimento daquela região.3-O documentário “Nas Terras do Bem Virá” é um reflexo claro de uma das formas existentes no país de humilhação, exploração, subumanidade, pelas quais passam os menos favorecidos e do descaso do governo e dos grandes latifundiários com a preservação do meio ambiente. Isso se pode observar tanto na forma como os “poderosos” tratam os seus funcionários, subjugando-os às condições deploráveis de trabalho e de vida quanto na proteção dispensada ao que eles acham que é o seu patrimônio, tendo este como bem mais importante, até mesmo em comparação com a vida humana.
ResponderExcluirgrupo;Samara,Sabrina,Vitoria,Suelem
1-Os motivos que levam as pessoas a sair de seu local de origem e ir para outros destinos podem ser muitos, mas a esperança de uma vida melhor e a confiança no futuro, são o foco central desses movimentos. Ainda que a migração não seja um fenômeno novo na história brasileira, em um cenário de pobreza e miséria, de falta de oportunidade social, ou por motivos climáticos, agrários, de crédito e outros motivos, sempre objeto de estudo da demografia e da ciência social, fazem com que pessoas exerçam o direito de migrar.2-O Brasil viveu na década de 70, no período ditatorial, tendo como presidente o General Emílio Garrastazu Médici, uma grande efervescência econômica, pelo menos teoricamente. Dentre outros aspectos, houve um grande investimento no Norte com a interminável construção da Rodovia Transamazônica e grande incentivo para os nordestinos saírem da sua região para aquele destino. Contudo, não houve uma preocupação estatal em organizar essa saída nem a recepção, orientação e suporte às pessoas menos esclarecidas e favorecidas que chegavam à desconhecida região. Por outro lado, o governo incentivou e patrocinou a vinda de grandes agropecuários, vários empresários, grandes latifundiários, comerciantes provenientes de várias partes do Brasil para proporcionar o desenvolvimento daquela região.3-O documentário “Nas Terras do Bem Virá” é um reflexo claro de uma das formas existentes no país de humilhação, exploração, subumanidade, pelas quais passam os menos favorecidos e do descaso do governo e dos grandes latifundiários com a preservação do meio ambiente. Isso se pode observar tanto na forma como os “poderosos” tratam os seus funcionários, subjugando-os às condições deploráveis de trabalho e de vida quanto na proteção dispensada ao que eles acham que é o seu patrimônio, tendo este como bem mais importante, até mesmo em comparação com a vida humana.
ResponderExcluirgrupo;Samara,Sabrina,Vitoria,Suelem