Explique e exemplifique, com cenas do filme, como a sua jornada alterou os seus conceitos sobre a sociedade latino-americana e, consequentemente, isto influenciou na posterior revolução cubana.
Explique e exemplifique, com cenas do filme, como a sua jornada alterou os seus conceitos sobre a sociedade latino-americana e, consequentemente, isto influenciou na posterior revolução cubana.
O filme Diário de Motocicleta retrata a viagem feita na década de 90 por Ernesto Che Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América Latina. No decorrer da viagem são surpreendidos pela extraordinária geografia física e humana do continente, o qual havia muita pobreza, fazendo com que os dois mudassem de mentalidade ao longo da viagem, principalmente Che. Ao cruzar desertos, estradas, cidades e rios, tanto Guevara quanto Granado se transformam completamente, deixam de lado toda ingenuidade e candura que um dia tiveram. Um dos principais fatores dessa mudança foi sentido quando chegaram na colônia da San Pablo no Peru (Amazônia peruana) onde havia um leprosário. Este leprosário era composto de uma verdadeira segregação entre os doentes, os quais se localizavam na zona sul da colônia, e os médicos e companhia que se encontravam ao norte da colônia, esta que era dividida pelo rio Amazonas, sendo que essa questão da segregação foi uma da que mais tocou Che na viagem pela América Latina .Em sua jornada pelo Peru Ernesto Guevara se descobre transformado por suas observações sobre a vida do campesinato indígena empobrecido. Guevara e Granado testemunham em primeira mão as injustiças que o rosto destituído e estão expostos a pessoas e classes sociais que eles nunca teriam encontrado de outra forma . Guevara, que supostamente viria a ver a revolução armada como forma de combater as desigualdades econômicas endêmicas do continente.
ResponderExcluirSendo uma viagem a princípio com o objetivo de aventura, e no fim acaba definindo o destino de um dos maiores lideres revolucionários do séc XX.
Oito anos após a viagem Ernesto já se torna o tão reconhecido Che Guevara um dos lideres mais proeminentes e inspiradores da Revolução Cubana na qual lutou por seus princípios, muito deles adquiridos na viagem pela América Latina .
Grupo:Kamilly , Livia , Emily Romualdo .
Turma: 8|||
Melhor <3
ExcluirAss: Callinne
ResponderExcluirDiário de Motocicleta
Ernesto Guevara com 23 anos estudantes de medicina que queriam fazer pesquisas médicas. Eles começam esta aventura em cima de uma motocicleta que logo depois quebra mas mesmo assim eles seguem viagem por meio de caronas. Ao longo da viagem dos dois o filme destaca o relevo da America do Sul como mostra nas cenas onde eles estão em Macho Picchu Peru . Destaca também a pobreza dos povos Sul-Americanos como mostra a cena em que eles estão no chile em que mostra o trabalho escravo nas mineração ,e nas agriculturas. Mostra também a falta de médicos, e que esses medicos são separados dos doentes como mostra na cena em que estão no Amazonas. Essa viajem ajudou a eles perceberem algumas dificuldades dos povos Sul-Americanos , que a vida não é facil sempre passamos por algumas dificuldades.
Alunos : Adrian , Alexandre , Eliabe
Diário de um motociclista
ResponderExcluirO filme começa em Buenos Aires (Argentina) Ernesto "Che'' Guevara (estudante de medicina) que viaja com seu amigo Alberto Granado (Bioquímico) da Argentina até a Colômbia, numa motocicleta velha e usada apelidada "La Poderosa''.
São visíveis no filme a existência de grandes problemas sociais na Argentina, Chile e Peru. Durante o filme, fui percebendo alguns pontos. Um deles foi a desigualdade social, quando eles vão a um campo de leprosos e vêem que os médicos, que são saudáveis, estão divididos dos doentes por um rio. Outro ponto é a visita deles ao deserto do Atacama, vivenciando assim as dificuldades das pessoas arranjar um emprego.
E também essa viagem pela America do Sul influencio a Revolução Cubana, pois em novembro de 1956, com um plano revolucionário, formou o Exército Rebelde. Um de seus comandantes era um médico argentino Ernesto " Che'' Guevara. Os guerrilheiros foram gradualmente se tornando populares, com dois novos líderes, Raúl Castro e Juan Almeida. De volta a Cuba, tinha apoio suficiente da população, em seguida, começou a empurrar para a frente as reformas políticas, sociais e econômicas.
Nesse filme mostra dois amigos que viajam pela America do Sul numa motocicletas, vendo os aspectos físicos, econômicos, sociais e a desigualdade social.
Grupo: José Renato, Patrick, Sabrina G.
Nossa super entendi
ExcluirAss: Danielly
Ernesto e seu amigo saíram em uma jornada pela America do Sul saindo da Argentina em uma motocicleta. Eles eram estudantes de medicina pois queriam fazer pesquisas medicas, mas essa aventura acabou mudando.O filme destaca a pobreza no chile como mostra a cena em que os escravos trabalham em minas e campos.Ernesto passa dificuldade tendo asma. Ernesto começou a ver as diferenças sociais e desigualdade social e políticas e logo após a querer ajudar os menos favorecidos como relata a o filme.Ao chegar em Amazonas eles perceberam a desigualdade , de modo que um lado do rio ficava um povo melhor desenvolvido e do outro lado fica um povo com péssimas condição com vários doentes , os quais eram tratados com a ajuda das freiras. Em sua jornada Ernesto ajudou muitas pessoas e trazendo esperança.
ResponderExcluirGrupo: Nathan , Suelen , Marcilene
DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
ResponderExcluirPrestes a completar seus estudos na faculdade de medicina, o jovem Ernesto Guevara de La Serna se une ao amigo Alberto Granada para a realização de um sonho, cruzar o território sul-americano com mochilas nas costas, montados numa motocicleta. Saem de Buenos Aires em direção ao sul da Argentina, para a gélida região da Patagônia, Ernesto depois cruzar as fronteiras que separam o seu país de nascimento do Chile. Ficam para trás a comodidade e a segurança de toda uma existência burguesa, na Argentina, um dos países mais desenvolvidos da região que, como todos os outros também apresenta grandes diversidades e focos de pobreza, e os dois aventureiros passam a ter, a sua frente, apenas o mapa pontilhado de cidades e estradas, pelas quais nem sequer imaginavam o que iriam encontrar.
O encontro com essa realidade sofrida da população de vários países revela tanto para Ernesto quanto para Alberto a necessidade de uma maior mudanças imediatas e radicais. Ao cruzar desertos, estradas, cidades e rios, tanto Alberto quanto Ernesto se transformam .A percepção da pobreza, da fome e do descaso das autoridades os mobiliza a alterar os rumos de suas vidas...
ALUNOS: Danielly, Emille E. e Guilherme.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDiarios de motocicleta é um filme gravado nos países: Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos, Alemanha, França em 2004 com direção de Walter Salles. Fala a viagem de Ernesto Guevara de La Serna de 23 anos de idade,estudante de medicina que mais tarde se tornaria conhecido internacionalmente comandante guerrilheiro marxista e revolucionário Che Guevara. O filme fala sobre a expedição de 1952, inicialmente por moto, em toda a América do Sul por Guevara e seu amigo Alberto Granado de 29 anos de idade. Como a aventura, inicialmente centrada em torno de hedonismo juvenil, se desenrola, Guevara se descobre transformado por suas observações sobre a vida do campesinato indígena empobrecido. Através dos personagens que eles encontram em sua jornada continental, Guevara e Granado testemunham em primeira mão as injustiças que o rosto destituído e estão expostos a pessoas e classes sociais que eles nunca teriam encontrado de outra forma. Para sua surpresa, a estrada apresenta-lhes tanto uma imagem verdadeira e cativante da identidade latino-americana. Como resultado, a viagem também planta a semente inicial de dissonância cognitiva e radicalização dentro de Guevara, que supostamente viria a ver a revolução armada como forma de combater as desigualdades econômicas endêmicas do continente.
ResponderExcluirALUNA: Callinne Ághatta
Adorei <3
ExcluirAss: Danielly